Dicas para vencer a autossabotagem

Jardel Beirão      quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

 

 

 

A autossabotagem, também conhecida como autoboicote, se destaca dentre as principais atitudes aniquiladoras dos objetivos de vida de um indivíduo. Por isso, faz-se fundamental seguir algumas dicas para vencer a autossabotagem e finalmente alcançar o sucesso.

Chega a ser curioso como muita gente consegue ter trajetórias bem sucedidas mas, em algum momento, parecem se perder no meio do caminho. Seja consciente ou inconscientemente, elas sabotam a si mesmas. Cometem erros repetitivos e extremamente prejudiciais que poderiam ser evitados.

Por essas e outras, as dicas para vencer a autossabotagem que você verá aqui hoje são extremamente importantes. Com elas, podemos alçar voos maiores e sem amarras que nos prendem ao chão. Quer ver só?

 

Dicas para vencer a autossabotagem

 

Dica #1: Identifique quais são as suas autossabotagens

 

Antes mesmo de colocar em prática as dicas para vencer a autossabotagem, você precisa saber quais são as práticas errôneas que comete e que poderiam ser evitadas. Afinal, para interromper um padrão indesejado precisamos saber onde estão as anomalias que levam a ele.

Alguns dos boicotes mais comuns que impomos a nós mesmos são:

Pontos de vista limitantes: normalmente, correspondem a recusa de “abrir os olhos” e perceber novos horizontes. Essa é uma atitude comum naqueles que se negam a aprender e apenas seguem o senso comum e/ou restringem suas percepções voluntariamente por mero comodismo e orgulho;

Procrastinação: é o famoso “deixar para depois”. Algumas pessoas têm metas mas dizem que um dia irão realizá-las e nunca o fazem, pois adiam seus esforços repetidas vezes;

Medo de fracassar: o medo da exposição, ainda mais em um mundo permeado pelas “aparências” em redes sociais e no cotidiano, fazem com que muitos tenham receio de errar. Esse temor paralisa e nos impede de utilizarmos todo nosso potencial e mesmo de aprimorá-lo com os percalços;

Medo de vencer: por incrível que pareça, há quem tenha medo de vencer. Normalmente, esse sentimento está atrelado à sensação de falta de merecimento. Precisamos sempre acreditar que somos dignos de alcançar nossos objetivos, caso contrário fica realmente complicado de concretizá-los.

 

Dica #2: Viva o agora

 

O passado é importantíssimo para que possamos aprender com nossos erros e acertos, analisando o caminho que foi percorrido até então. Manter os olhos no futuro também é fundamental para colocarmos nossas estratégias em prática e alcançar metas.

No entanto, nem passado e nem futuro são mais relevantes do que o presente. Uma das dicas para vencer a autossabotagem é viver o aqui e o agora.

Criamos nossa identidade com base no que acontece neste momento e podemos nos reinventar constantemente. É assim que abrimos portas ao invés de fechá-las. É assim que abandonamos hábitos errôneos e moldamos atitudes mais assertivas.

 

Dica #3: Tenha fontes inspiradoras

 

Você se lembra de um dos itens presentes na primeira das dicas para vencer a autossabotagem, referente aos pontos de vista limitantes? Este tópico tem tudo a ver com a superação desse tipo de autoboicote.

Abrir nossa mente para aprimorar nossas escolhas é essencial. Já dizia o grande filósofo Sócrates: “Só sei que nada sei”. Mesmo sendo um dos homens mais inteligentes que já passou por este mundo.

O que ele estava tentando expressar é a importância de estarmos constantemente buscando conhecimento e inspiração. Aquele que acha que está sempre certo, tende a ser o que mais comete erros.

Leia novos livros, de diferentes tipos. Assista filmes, documentários, palestras e cursos. Tenha conhecimento sobre o que dizem os artigos científicos bem fundamentados dentre os assuntos de seu interesse. Essas fontes de saber e inspiração vão ajudar a gerar resultados efetivos no seu dia a dia.

 

Dica #4: Tenha planejamento e estratégia

 

Quando definir seus objetivos, também escolha quais serão os meios de alcançá-lo e estabeleça metas. Por incrível que pareça essa também é uma das dicas para vencer a autossabotagem, pois ela ajuda a inibir a procrastinação.

Ter um propósito e colocá-lo em ação sistematicamente é uma das garantias de sucesso. Porém, não se deixe abater por percalços, ok? Levante e siga em frente.

 

Dica #5: Avalie-se e reavalie-se constantemente

 

Ter momentos dedicados para avaliar seus avanços e retrocessos é imprescindível. Isso nos ajuda a reinventar nossas atitudes e não ficar preso aos velhos hábitos.

Uma das dicas para vencer a autossabotagem é estar sempre atento e perceber se suas ações estão trazendo bons resultados. Se seus objetivos gerais e específicos estão sendo realizados. E, principalmente, se o seu propósito ainda faz sentido.

 

Colocando essas dicas para vencer a autossabotagem em prática, você só tende a evoluir e crescer. Comece agora mesmo!

 

 

 

Recentemente fui motivado a elaborar um curso completo em 8 módulos + 5 bônus com especialistas em vídeo aula. Neste curso eu falo o passo a passo de como eu consegui vencer a ansiedade!

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO! 

 

Dicas para vencer a autossabotagem

Quero muito saber sua opinião, se este artigo te ajudou e se possível deixe uma palavrinha nos comentários!? :))
 
Jardel Beirão
Especialista em Vida

Comentários

Artigos Recentes

Transtornos da Ansiedade - Cure-se!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Como Sair da Depressão - Sintomas + Cura

terça-feira, 11 de julho de 2017

Como Vencer a Ansiedade em 5 Passos

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Dor no peito?

terça-feira, 18 de julho de 2017

Estresse - Como Combater?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Medo 4 Fases Perigosas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estresse 101 maneiras de evitar.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Relações Tóxicas.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Síndrome do Pânico

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Equilíbrio Emocional

domingo, 6 de agosto de 2017