Efeitos positivos da gratidão

Jardel Beirão      sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

 

 

 


Você conhece quais são os verdadeiros efeitos positivos da gratidão? Acredite, adotar uma postura mais grata pode beneficiar a sua vida em diversos níveis da sua vida. O melhor é que essa é uma prática muito simples de ser seguida e incorporada no seu cotidiano.

Diante da importância da gratidão para o seu bem-estar e qualidade de vida, ao longo deste post iremos apresentar os principais efeitos desse tipo de comportamento.

Efeitos positivos da gratidão

Efeitos positivos da gratidão: Melhora a saúde corporal

Um dos principais efeitos positivos da gratidão pode ser sentido por meio da melhora da sua saúde corporal. Logo, é comum que as pessoas que são gratas, sintam melhoras na qualidade do sono, menos dores corporais e mais disposição para enfrentar as atividades do dia a dia.

 

Melhora a saúde mental

A prática diária da gratidão ajuda você a ter um saúde mental equilibrada. Isto é, longe de desequilíbrios emocionais, responsáveis por causar doenças como a depressão, o estresse e até mesmo os distúrbios de ansiedade. Problemas que causam grandes danos mentais e físicos em qualquer pessoa.

 

Efeitos positivos da gratidão:Aumenta a quantidade de amigos

Um ato de gratidão pode ser o primeiro passo para que você consiga começar novas amizades. Esse resultado, foi um dos efeitos positivos da gratidão comprovado por uma pesquisa realizada com universitários.

O estudo comprovou que, os estudantes que se sentiram mais propensos a entregar seus contatos para aquelas pessoas que tinham sido gentis com eles. No entanto, aqueles que tinham sido mau educados ou ignorantes não iriam receber os dados.

 

Aumenta a sensação de felicidade

De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, foi comprovado que as pessoas que agradecem por algo sentem-se mais felizes e ainda estimulam a sensação de bem-estar. Mas isso não é tudo, o sentimento de felicidade é sentido por quem agradece por aquelas pessoas que recebem o agradecimento.

 

Efeitos positivos da gratidão: Mantêm relacionamentos amorosos

A gratidão é a base para você conquistar um relacionamento amoroso mais duradouro e feliz. Isso é o que revela um estudo americano, que avaliou os efeitos positivos da gratidão nos relacionamentos em casais. Nele, foi constatado que aqueles mais felizes, eram aqueles em que mais se expressava atos de gratidão.

 

Melhora a autoestima

Ser grato ajuda você a melhorar a sua autoestima e se sentir bem com a vida que você possui e com o seu físico também. Afinal, você consegue reconhecer que está saudável e tem todas as condições para ter uma vida maravilhosa. Assim como a apreciar as suas conquistas e as dos demais.

 

Efeitos positivos da gratidão: Combate a depressão

Isso mesmo, um dos efeitos positivos da gratidão é que ela pode contribuir para o combate de doenças como a depressão. Esse efeito se deve ao fato de que ao agradecer, você elimina sensações tóxicas e foca em pensamentos mais positivos, tais como o perdão, amor e a alegria.

 

Diminui dores físicas

Apesar de ser algo difícil de acreditar, praticar a gratidão ajuda você a diminuir as dores físicas. Além disso, as pessoas que são gratas também afirmam se sentir mais saudáveis do que as demais. Isso se deve, em especial, a grande liberação dos hormônios como a dopamina, que promove um efeito analgésico no corpo.

 

Efeitos positivos da gratidão:Melhora a qualidade do sono

Sim, a melhora da qualidade do sono também é outro dos efeitos positivos da gratidão. Segundo diversos estudos científicos, isso ocorre porque ela diminui o tempo que você precisa para adormecer e ainda prolonga a duração do seu sono durante a noite.

 

Reduz o estresse

A prática da gratidão estimula a reduzir a liberação do cortisol no organismo, o famoso hormônio do estresse. Com isso, é possível ter uma vida mais tranquila e com maior sensação de bem-estar. Por essa razão, que os atos de gratidão são recomendados para quem sofre diariamente com este mal.


 

Percebeu como os efeitos positivos da gratidão podem mudar a sua vida para melhor? Então, não perca mais tempo e comece hoje mesmo a agradecer por tudo o que acontece na sua vida. Caso você ainda não tenha a prática de ser grato pelas pequenas coisas do seu dia, temos uma dica excelente.

Teste agradecer por alguma coisa que ocorreu no seu dia durante 21 dias e anote tudo em um caderno. Você perceberá o quanto sua vida terá mudado ao longo desse processo e sentirá todos os efeitos positivos que a gratidão é capaz de proporcionar na sua vida.

 

Recentemente fui motivado a elaborar um curso completo em 8 módulos + 5 bônus com especialistas em vídeo aula. Neste curso eu falo o passo a passo de como eu consegui vencer a ansiedade!

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO! 

 

Efeitos positivos da gratidão

Quero muito saber sua opinião, se este artigo te ajudou e se possível deixe uma palavrinha nos comentários!? :))

 
Jardel Beirão
Especialista em Vida.

Comentários

Artigos Recentes

Transtornos da Ansiedade - Cure-se!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Como Sair da Depressão - Sintomas + Cura

terça-feira, 11 de julho de 2017

Como Vencer a Ansiedade em 5 Passos

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Dor no peito?

terça-feira, 18 de julho de 2017

Estresse - Como Combater?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Medo 4 Fases Perigosas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estresse 101 maneiras de evitar.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Relações Tóxicas.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Síndrome do Pânico

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Equilíbrio Emocional

domingo, 6 de agosto de 2017