Foco – atenção concentrada

Jardel Beirão      quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

 

 

No mundo contemporâneo, é muito comum encontrarmos pessoas que enfrentam dificuldades relacionadas à atenção. Afinal de contas, em uma rotina multitarefas, a necessidade de estar atento à várias coisas ao mesmo tempo nos faz, às vezes, não ter foco preciso em nenhuma delas.

Sucumbir diante das distrações também é um risco constante. E, de acordo com o psicólogo Daniel Goleman, a concentração é como um músculo. Se a gente não exercitá-la, a tendência natural é de que fique atrofiada.

Hoje você vai ver mais a respeito do foco atenção concentrada. Cuidado para não se distrair e boa leitura!

 

Foco – atenção concentrada

 

Ter atenção concentrada faz toda a diferença

 

Estabelecer metas para a sua vida, seja no aspecto profissional ou pessoal, é importantíssimo. Contudo, sem foco – atenção concentrada nos seus objetivos é bem provável que muitos deles não se realizem. Para que possamos alcançar nossos anseios, é primordial centrar nossos esforços no que realmente importa.

Experimente perguntar para qualquer pessoa que cresceu e conquistou o sucesso em uma determinada área qual é o segredo dessa proeza. Provavelmente, dentre as razões, ter foco no aprimoramento receberá lugar de destaque.

Quer um exemplo disso? Observe a competitividade entre os atletas de alto desempenho nas Olimpíadas e demais torneios. São anos treinando, durante várias horas exaustivas, pois cada milésimo de segundo pode fazer toda a diferença no resultado final.

 

Os 3 diferentes tipos de foco

 

Não cumprir aquela famosa listinha de promessas que muitas pessoas fazem no ano novo é apenas uma das consequências da falta de foco – atenção concentrada. Porém, há repercussões bem mais sérias que podem derivar da desatenção.

A falta de autocontrole, a falta de vontade e a falta de sensibilidade são alguns exemplos. Assim, fica difícil de continuar com a dieta, com a academia ou até mesmo com um relacionamento.

Uma pessoa que é realmente focada, consegue perceber a maneira como suas ações impactam a si mesmas, às outras pessoas e ao mundo ao seu redor. Confira alguns detalhes sobre isso a seguir:

 

1. O foco em si

 

É o tipo de foco – atenção concentrada que nos permite compreender e controlar melhor nossas emoções e reações. Ter autoconhecimento é peça-chave para que possamos definir limites e, quando necessário, superá-los.

 

2. O foco nos outros

 

É o tipo de foco – atenção concentrada que proporciona a compreensão e o olhar mais sensível às emoções e reações das outras pessoas. Quando temos essa empatia, somos capazes de captar sinais fundamentais para relacionamentos bem sucedidos.

 

3. O foco no mundo

 

É o tipo de foco – atenção concentrada que influencia não apenas a nós a às pessoas próximas, mas também à humanidade como um todo. Precisamos ter consciência sobre o nosso papel diante das questões sociais e ambientais, fazendo o nosso melhor localmente pois isso terá efeitos globalmente.

 

Dicas para ter foco – atenção concentrada!

 

Com tudo que vimos até então, já pudemos tirar algumas lições. Dentre elas, a que o concentração é uma habilidade fundamental para conquistarmos nossos objetivos. Também vimos que é possível adotar práticas que colaborem com o desenvolvimento do foco – atenção concentrada.

Os itens que você verá adiante são dicas práticas de como aprimorar a sua concentração e conseguir, de fato, ficar focado no que interessa:

Elimine distrações desnecessárias: avalie quais são as principais causas da sua desatenção e procure colocá-las em segundo plano.

 

Desligar as notificações do celular, por exemplo, pode ser uma excelente estratégia;

 

Adquira o hábito de fazer listas: não é apenas para fazer as compras do supermercado que as listas são úteis. Organize uma sequência de atividades ou compromissos por ordem de prioridade, isso pode facilitar bastante o seu dia a dia;

 

Fracione grandes tarefas em pequenas partes: objetivos gigantescos tendem a intimidar. No entanto, quando fragmentados são mais fáceis de serem encarados;

 

Use sua memória: praticar o processo de memorização é um exercício que corrobora com o desenvolvimento da atenção concentrada;

 

Relaxe: ter momentos de descanso e meditação também é uma forma de desopilar e manter a mente mais clara, principalmente para os momentos de estresse.

 

E assim encerramos mais uma série de dicas valiosas que certamente contribuirão com o seu aperfeiçoamento pessoal. Como para tudo nessa vida, tenha paciência e potencialize dia após dia a sua capacidade de ter foco – atenção concentrada.

Nos vemos e breve, até mais!

 

 

Receba conteúdos exclusivos do Terapeura e Especialista em Vida Jardel Beirão no seu e-mail. Dicas + Vídeos + Lives Gratuitas com temas relevantes para sua vida!

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO! 

 

Foco – atenção concentrada

Quero muito saber sua opinião, se este artigo te ajudou e se possível deixe uma palavrinha nos comentários!? :))
 
Jardel Beirão
Especialista em Vida

Comentários

Artigos Recentes

Transtornos da Ansiedade - Cure-se!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Como Sair da Depressão - Sintomas + Cura

terça-feira, 11 de julho de 2017

Como Vencer a Ansiedade em 5 Passos

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Dor no peito?

terça-feira, 18 de julho de 2017

Estresse - Como Combater?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Medo 4 Fases Perigosas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estresse 101 maneiras de evitar.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Relações Tóxicas.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Síndrome do Pânico

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Equilíbrio Emocional

domingo, 6 de agosto de 2017