Inteligência Emocional

Plus Digital      segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

 

 

 

 

Por que a inteligência emocional é importante?

 

A inteligência emocional é aquela na qual a pessoa desenvolve uma maior capacidade de administrar suas próprias emoções, e esse dom traz uma maior qualidade de vida psicológica para esse indivíduo, por isso é tão importante aumentar cada vez mais esse nível de inteligência.

 

Inteligência Emocional

 

 

Quais são os principais benefícios da inteligência emocional

 

Equilíbrio:

 

Uma pessoa que é bem desenvolvida emocionalmente e consegue obter uma alta inteligência emocional possui um maior equilíbrio entre a lógica e a emoção. Isso significa que ela sabe exatamente a quantidade necessária do doar-se e do reter-se! Além disso consegue ser harmônica: não sendo 100% emoções e nem 100% racionais.

 

Antes, porém, vivem em perfeito equilíbrio, o que garante mais satisfação pessoal e menos desgaste emocional, é importante, estar sempre desenvolvendo essa habilidade.

 

Autoconhecimento

 

Não sei dizer exatamente se o autoconhecimento é um benefício adquirido por pessoas que possuem inteligência emocional ou se é por causa dele que as pessoas desenvolvem a IE, mas de fato de autoconhecer-se é muito importante para quem tem e quer ter esse tipo de inteligência.

 

O autoconhecimento permite uma infinidade de coisas e entendimento de processos que ocorrem na vida, com ele você consegue saber exatamente como se sente, o que te faz mal, consegue entender quais são suas fraquezas e consegue observar também quais são suas principais qualidades. Exerce mudanças significativas, quando necessárias, se tornando cada vez uma pessoa melhor.

 

Se preocupa com o outro sem se anular

 

A grande maioria das pessoas ou se importam apenas com suas próprias coisas ou se importam de forma demasiada com os outros, colocando eles em primeiro lugar e vindo sempre em segundo ou ainda em terceiro lugar, em relação aos sentimentos.

 

Uma pessoa que é emocionalmente inteligente consegue viver sem ser egoísta, como também não se anula ou se martiriza em prol do outro, consegue dar para alguém uma quantidade de sentimento que ainda sobra para si, em outras palavras, sabe ter o amor próprio em conjunto com o amor ao próximo.

 

Entende a própria importância

 

Com a dádiva do autoconhecimento a pessoa que possui inteligência emocional sabe reconhecer em si seus próprio valores, sem se ensoberbecer, ou se achar superior demais a alguém. Conhece o seu lugar no mundo, e não permite que ninguém consiga fazer com que ela mesma se sinta menor em nenhum aspecto.

 

Buscam melhorar

 

Justamente por saber que existem defeitos, elas vivem em aprendizado constante e buscam melhorar e se adaptar melhor às diferentes situações, estão em transição e evitam a mesmice do dia a dia.

 

Hábitos de pessoas inteligentes emocionalmente

 

Positividade: a positividade é um método de visualizar a vida inerente às pessoas que possuem inteligência emocional, não que essas vivam fora da realidade, mas conseguem achar algo de bom em acontecimentos ruins, justamente porque sabem que ao ficarem reclamando do que parece não ter solução não é o melhor jeito de resolver a questão.

 

Empatia: empatia é um dos sentimentos mais nobres que um ser humano pode ter, se trata da capacidade de entender o que o outro sente de uma maneira muito mais íntima, com isso sobra menos espaço para julgar e mais para apoiar ou pelo menos tratar alguém como um ser humano que todos nós somos.

 

Retém o que é bom: pessoas com inteligência emocional também são alvos de traições, críticas, entre todos os outros problemas que acontecem em qualquer ambiente que poderia trazer um sentimento de frustração, mas de todas as experiências eles ficam apenas com o que é de melhor, e conseguem prontamente descartar o que não traz benefício ou não acrescenta em nada.

 

Detém o poder da decisão: essas pessoas conseguem determinar o que desejam e não são palavras contrárias que as fazem desanimar, conseguem lutar ferozmente pelos os seus objetivos e vão atrás de tudo aquilo que acham certo. Pessoas com inteligência emocional, conseguem ouvir tudo o que todas as outras podem ouvir de negativo, mas não permitem que isso seja suficiente para deixa-las abatidas frente aos seus sonhos e projetos.

 

Alegram o ambiente: são mais divertidas, não gostam de ambientes muito tristes e enfadonhos, costumam chegar trazendo a diferença para o local no qual se encontram e fazem isso com muita facilidade.

 

Em outras palavras: pessoas com inteligência emocional, sabem viver!

 

 

Receba conteúdos exclusivos do Terapeura e Especialista em Vida Jardel Beirão no seu e-mail. Dicas + Vídeos + Lives Gratuitas com temas relevantes para sua vida!

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO! 

 

 inteligência Emocional

Quero muito saber sua opinião, se este artigo te ajudou e se possível deixe uma palavrinha nos comentários!? :))
 
Jardel Beirão
Especialista em Vida

Comentários

Artigos Recentes

Transtornos da Ansiedade - Cure-se!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Como Sair da Depressão - Sintomas + Cura

terça-feira, 11 de julho de 2017

Como Vencer a Ansiedade em 5 Passos

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Dor no peito?

terça-feira, 18 de julho de 2017

Estresse - Como Combater?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Medo 4 Fases Perigosas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estresse 101 maneiras de evitar.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Relações Tóxicas.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Síndrome do Pânico

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Equilíbrio Emocional

domingo, 6 de agosto de 2017