Maturidade Emocional

Jardel Beirão      quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

 

 

 

Como saber se já atingi a maturidade emocional? A maturidade (ou inteligência) emocional é quando você percebe que se sente mais leve e com menos medo de ser protagonista da própria história.

Conheça agora 10 características da maturidade emocional e descubra se já chegou lá!

 

Maturidade Emocional

 

1. Saber dizer adeus

Quando você amadurece percebe que nem todas as coisas que fazem parte de sua vida são realmente necessárias. Isso inclui pessoas, coisas e situações. A maturidade emocional vem quando você aprende a se despedir de coisas que não acrescentam.

 

2. Fazer as pazes com o passado

Saber perdoar o passado é muito importante para seguir em frente. Quando você vive remoendo as dores antigas, não consegue aproveitar o presente devidamente. Se perdoe, perdoe os outros, entenda que você não precisa dessas lembranças para ser feliz.

 

3. Entender as situações

É difícil conviver com frustrações, mas saiba que desenvolver a tolerância com seus erros faz com que você seja muito mais completo. Entende que tudo acontece da forma como deveria, e você com certeza deu o seu melhor para chegar até ali.

 

4. Viver o presente sem reclamações

Tem muita gente que reclama muito e faz pouco. Manter-se estagnado, acreditando que nada dará certo, não leva ninguém a lugar nenhum. Quem alcança a maturidade emocional entende que é preciso agir mais e reclamar menos.

 

5. Manter o humor estável

Ao contrário do que muitos pensam se manter estável não quer dizer reprimir as emoções. Você deve demonstrar o que sente, mas sabendo administrar suas emoções; isso significa conviver com as adversidades sem transforma-las em uma tempestade.

 

6. Aprender a ouvir e respeitar o sentimento do outro

Quem atinge a maturidade emocional consegue conviver com seus próprios sentimentos e com os do outro. É preciso aprender a entender e não absorver; isso significa que você consegue ter empatia com o próximo, mas não pega as dores para si.

 

7. Aceitar seu próprio caminho

Estar de bem com a vida que você segue é sinal de maturidade. Não se castigar pelos erros, acreditar que está indo bem e agir mais que reclamar; a inteligência emocional se mostra quando você se aceita e perde o medo de seguir seu próprio caminho.

 

8. Ser otimista

Pessoas com inteligência emocional aguçada tendem a ser mais otimistas, acreditando que as coisas darão certo se agirem para isso.

 

9. Abrir o coração e falar sobre seus problemas

Com a maturidade vem a facilidade de se abrir; saber que será acolhido e que pode expressar seus sentimentos (seja durante terapia ou com amigos) é extremamente importante.

 

10. Dispor de mais ousadia

Aqueles que têm maturidade emocional não costumam esperar as coisas aparecerem do nada, mas correm atrás e não se sentem amedrontadas.

 

 

Conclusão

Para concluir, é importante saber que a maturidade emocional vem com o tempo. Assim, se torna necessário trabalhar diariamente para que sua vida caminhe por rumos mais tranquilos e certeiros.

As pessoas emocionalmente maduras entendem que as coisas acontecem como devem ser, e aprendem a se desvencilhar de situações complicadas, sem se deixar abalar.

 

 

 

Recentemente fui motivado a elaborar um curso completo em 8 módulos + 5 bônus com especialistas em vídeo aula. Neste curso eu falo o passo a passo de como eu consegui vencer a ansiedade!

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO! 

 

maturidade emocional

 

Quero muito saber sua opinião, se este artigo te ajudou e se possível deixe uma palavrinha nos comentários!? :))

 
Jardel Beirão
Especialista em Vida.

Comentários

Artigos Recentes

Transtornos da Ansiedade - Cure-se!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Como Sair da Depressão - Sintomas + Cura

terça-feira, 11 de julho de 2017

Como Vencer a Ansiedade em 5 Passos

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Dor no peito?

terça-feira, 18 de julho de 2017

Estresse - Como Combater?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Medo 4 Fases Perigosas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estresse 101 maneiras de evitar.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Relações Tóxicas.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Síndrome do Pânico

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Equilíbrio Emocional

domingo, 6 de agosto de 2017