Respiração Consciente

Jardel Beirão      quinta-feira, 7 de março de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

 

 

 

Com uma rotina corrida e muitas coisas para se preocupar, muitas vezes deixamos de lado uma coisa simples, mas que faz toda a diferença: a respiração consciente. Justamente pelo fato de que nunca paramos de respirar, muitos acreditam que a respiração não precisa ser condicionada, mas a verdade é que quando nos damos conta desse ato nossa vida fica muito melhor.

 

Neste artigo trazemos vários benefícios da respiração consciente e como ela é essencial para uma vida plena. Além desses benefícios, existem alguns exercícios que podem ser feitos diariamente até que sua respiração fique mais saudável. Confira já!

 

Respiração consciente

 

 

Por que é importante respirar?

 

 

Respirar consciente é importante, primeiramente, para que percebamos o momento presente. Parar por alguns minutos e praticar um exercício relacionado à respiração é excelente para se esquecer dos problemas da vida e se concentrar em você agora.

 

Além disso, já é comprovado que a respiração consciente ajuda a amenizar quadros de ansiedade, estresse, insônia e transtorno de déficit de atenção, além de outros problemas diários.

 

Uma das teorias propostas por estudiosos é que o sistema nervoso é completamente influenciado pela respiração consciente, já que durante a respiração envia um sinal ao cérebro, que consegue diminuir a frequência cardíaca e melhorar a digestão, além de controlar a liberação do cortisol.

 

 

Benefícios da respiração consciente

 

 

 

Melhora o funcionamento dos pulmões: Quando feita corretamente, a respiração faz com que o sistema respiratório execute as trocas de gases, o que assegura a boa concentração de oxigênio no sangue, essencial para as reações metabólicas. Além disso, elimina os gases residuais.

 

Regula o corpo: A respiração consciente também ajuda na regulação da temperatura do corpo, bem como o ph do sangue.

 

 

Melhora a digestão: A respiração correta ajuda na digestão e na eliminação das toxinas do corpo, além de fortalecer a região abdominal.

 

 

Melhora o sono: Pessoas que não respiram direito tendem a dormir mal, já que costumam respirar pela boca.

 

 

Relaxa o corpo: Como já dito antes, a respiração consciente é excelente para diminuir os níveis de estresse do corpo. Sendo assim, é ótima para quem sofre de ansiedade ou depressão, ajudando estas pessoas a se manterem no momento presente. Por esse motivo, é uma das bases da meditação e yoga, exercícios perfeitos para quem precisa desestressar.

 

 

Exercícios diários de respiração para uma vida mais leve

 

  • Preste atenção à sua respiração: Pare por alguns minutos, sentado com a postura ereta, e preste bastante atenção em como você está respirando. Isso ajuda na percepção de como seu corpo está se comportando.
  • Inspire pelo nariz e sinta o ar passar por todo o sistema respiratório, até o baixo ventre. Depois, deixe com que o ar faça o caminho oposto e saia completamente.
  • Treine a respiração diafragmática todos os dias, respirando profundamente para que o diafragma e pulmões sejam expandidos. Com essa respiração todo o corpo recebe oxigênio.
  •  

 

Como você pôde ver, a respiração correta é muito importante para levar uma vida mais leve, já que melhora o funcionamento de diversas partes do corpo, além de proporcionar a paz interior. Pratique os exercícios diariamente e depois nos conte as mudanças que aconteceram em sua vida!

 

Se você gostou do post, compartilhe com os amigos!

 

 

 

Recentemente fui motivado a elaborar um curso completo em 8 módulos + 5 bônus com especialistas em vídeo aula. Neste curso eu falo o passo a passo de como eu consegui vencer a ansiedade!

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO! 

 
 
Respiração consciente
 

Quero muito saber sua opinião, se este artigo te ajudou e se possível deixe uma palavrinha nos comentários!? :))

 
Jardel Beirão
Especialista em Vida.
 

Comentários

Artigos Recentes

Transtornos da Ansiedade - Cure-se!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Como Sair da Depressão - Sintomas + Cura

terça-feira, 11 de julho de 2017

Como Vencer a Ansiedade em 5 Passos

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Dor no peito?

terça-feira, 18 de julho de 2017

Estresse - Como Combater?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Medo 4 Fases Perigosas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estresse 101 maneiras de evitar.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Relações Tóxicas.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Síndrome do Pânico

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Equilíbrio Emocional

domingo, 6 de agosto de 2017