Sua vida não é um rascunho

Jardel Beirão      sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

 

 

Pense bem: ainda que estejamos em um mundo complexo e caótico, sua vida não é um rascunho!

Inúmeras pessoas passam o tempo todo falando o que gostariam de fazer. Admiram o que os outros concretizam. Se queixam de tantas mazelas. Porém, não se esforçam realmente para realizar coisas relevantes e representativas para a sua própria vida e das pessoas no entorno.

Quando mantemos nossos sonhos apenas no plano das ideias, mas não temos empenho para colocá-los em prática, estamos somente “rascunhando”. Nesse contexto, são as frustrações que tendem a ficar acumuladas.

Se você tomar uma atitude e perceber que sua vida não é um rascunho, podemos começar a pensar em executar a obra propriamente dita. Esse é o primeiro passo. Mas não o único. Veja algumas considerações sobre isso nas próximas linhas.

 

Sua vida não é um rascunho

 

Atitudes a serem evitadas

 

O escritor gaúcho Mário Quintana tem uma célebre frase que diz:

“Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo.”

O que ele quis dizer de fato com isso? Bem, é muito simples de transpor essa ideia para a nossa realidade. Sempre encontrarmos pessoas que revisitam constantemente algumas velhas máximas, tais como:

“Nossa, eu já tive essa mesma ideia antes...”

“Eu deveria ter tido coragem de fazer isso...”

“Eu poderia ter me dedicado mais a aquilo...”

“Eu queria ter entrado em contato com aquela pessoa antes...”

“Se eu tivesse me arriscado...”

Se você se identifica com essas frases, precisa se conscientizar que a sua vida não é um rascunho. Independentemente de quais forem os seus objetivos, profissionais ou pessoais, organize-se para alcançá-los.

Não deixe sempre para depois, tenha um planejamento e aproveite o momento presente para progredir. Caso contrário, sua inércia vai lhe manter parado exatamente aonde já está.

 

Saindo do “faz de conta”

 

O mundo contemporâneo, por vezes, parece acontecer muito mais nos ambientes virtuais do que nos reais. O problema de expor nossa vida o tempo inteiro na internet é que isso leva muitas pessoas a fingirem ser felizes o tempo inteiro. Um verdadeiro “faz de conta”.

A partir do momento que você só tenta transparecer uma imagem de sucesso para impressionar os outros, vai se libertar de amarras. Quanto antes fizer isso, mais tranquilidade terá para dormir à noite pois estará de bem consigo mesmo. E isso é o que realmente importa.

Não se prenda a padrões de comportamento. Sua vida não é um rascunho. Não deixe seu tempo acabar escorrendo entre os seus dedos. Viva coisas extraordinárias por você e não pela exposição que isso vai causar aos olhos de outrem.

Tenha espaço para falhas, descontentamentos e fracassos. Eles fazem parte do aprendizado. Se você perder a própria personalidade para seguir modelos pré-determinados de felicidade, mais cedo ou mais tarde perceberá que desperdiçou sua própria vida.

O grande filósofo Platão costumava usar a Alegoria da Caverna para falar sobre isso ainda nos tempos antigos. Podemos nos livrar das correntes que nos prendem a vidas escravizadas e “sair da caverna”, é só querer e fazer isso acontecer de fato.

 

Passando a limpo

 

Cada ser humano é um universo diferente. Tanto nesse organismo complexo que todos somos, como no aspecto mental. Somos um misto de ambições, sentimentos e sonhos que devem ser sempre cultivados.

No entanto, nosso pequeno universo pessoal é finito. E a vida passa em um breve estalar de dedos. Precisamos aproveitar ela ao máximo, inclusive nos preocupando com o legado que nossa existência vai deixar para o mundo.

Justamente pelo fato de que a sua vida não é um rascunho, é preciso estar “passando a limpo” o que ficou para trás e reescrever o presente e o futuro com mais consciência. Sem deixar se abafar por pressões alheiras. Sem medo de fracassar.

Quando realizamos esses feitos, nosso coração e mente passam a se sentir mais vivos. Tudo passa a ter mais sentido, desde as pequenas coisas até as grandes conquistas. As fobias, ansiedades, tristezas e outros aspectos negativos dão lugar para o aprendizado e para uma vida que vale a pena ser vivida.

 

E então, consegue perceber que sua vida não é um rascunho? Pretende se emprenhar para viver melhor e mais intensamente? Espero que sim!

Nos vemos em breve, no próximo post!

 

 

Recentemente fui motivado a elaborar um curso completo em 8 módulos + 5 bônus com especialistas em vídeo aula. Neste curso eu falo o passo a passo de como eu consegui vencer a ansiedade!

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO! 


Sua vida não é um rascunho
 
 
Quero muito saber sua opinião, se este artigo te ajudou e se possível deixe uma palavrinha nos comentários!? :))
 
Jardel Beirão
Especialista em Vida
 

Comentários

Artigos Recentes

Transtornos da Ansiedade - Cure-se!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Como Sair da Depressão - Sintomas + Cura

terça-feira, 11 de julho de 2017

Como Vencer a Ansiedade em 5 Passos

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Dor no peito?

terça-feira, 18 de julho de 2017

Estresse - Como Combater?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Medo 4 Fases Perigosas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estresse 101 maneiras de evitar.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Relações Tóxicas.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Síndrome do Pânico

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Equilíbrio Emocional

domingo, 6 de agosto de 2017