Autoconhecimento emocional

Jardel Beirão      quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

 

 

Ter autoconhecimento emocional é a chave para que você possa deixar a sua vida livre de coisas negativas, que impedem o seu crescimento. Ainda mais porque é por meio dele, que você consegue controlar os seus sentimentos e emoções.

Quando você aprende a lidar melhor com o que sente e se conhecer melhor, o controle das suas ações e pensamentos se torna mais fácil. Diante disso, ao longo deste post iremos apresentar dicas fundamentais para alcançar o autoconhecimento.

 


Autoconhecimento emocional

 

Autoconhecimento emocional:Evite os julgamentos

É preciso ter em mente que desenvolver um autoconhecimento emocional exige tempo, paciência e muita perseverança. Sobretudo porque esse processo irá fazer com que você lide e mude de maneira gradativa hábitos de vida negativos.

Dentre esses hábitos está o constante julgamento de outras pessoas, algo que impede que você tenha relacionamentos saudáveis. Assim, ao centrar a sua atenção em si, os problemas e defeitos das outras pessoas deixam de ser relevantes.

Lide com a ansiedade

É inevitável, situações de tensão e estresse passaram a fazer parte do nosso dia a dia. Saber lidar com esse tipo de problema é o segredo para conquistar uma vida mais plena e feliz.

Simples atitudes podem ajudar você a manter a calma e relaxar a mente, elas vão desde caminhar ao ar livre até tomar um chá relaxante. A dica aqui é que você saiba identificar a ansiedade e buscar meios para diminuir esse estado de tensão.

 

Autoconhecimento emocional: Tenha empatia

Ter empatia vai muito além do que se colocar no lugar do próximo, ela também envolve não exigir tanto de si mesmo e reconhecer quais são os seus limites. Na prática, é importante que você sempre se questione sobre o motivo de estar se sentindo de uma determinada maneira diante de uma adversidade.

Acredite, ao meditar sobre isso, se tornará mais fácil aumentar o seu autoconhecimento emocional e conseguir compreender melhor as pessoas que estão em sua volta.

 

Pense antes de agir

Quantas vezes você já agiu por impulso em uma situação e depois se arrependeu do seu comportamento? Pensar antes de agir exige um grande domínio das suas ações e pensamentos, mas é fundamental para quem deseja ter uma vida mais livre e alcançar o bem-estar.

Para alcançar esse estado, é recomendado que você busque refletir antes de tomar qualquer decisão. Nesses momentos, a prática da meditação pode ajudar você a deixar de agir por impulso e permitir que o seu lado racional domine a situação.

 

Autoconhecimento emocional:Observe o seu corpo

Observar como o seu corpo reage a situações de estresse, é uma forma de estimular o autoconhecimento emocional. Isso porque, o seu corpo dá sinais do que você está sentindo naquele momento.

Por meio desses sinais, você pode tomar medidas para aliviar o estresse e contornar as situações adversas. Assim, consegue melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida.

 

Não acumule emoções negativas

Guardar emoções negativas, é a pior coisa que você pode fazer a si mesmo. Por quê? Além de prejudicar a sua saúde mental e emocional, elas também são capazes de gerar verdadeiros danos físicos.

Por outro lado, quando você foca nas coisas positivas da vida, é possível sentir uma maior satisfação pessoal e aumentar o seu bem-estar. As pessoas que conseguem enxergar as coisas boas da sua vida cotidiana se sentem mais leves.

 

Autoconhecimento emocional:Não ultrapasse os seus limites

Quando você conhece os seus limites, dificilmente terá problemas novamente com sentimentos negativos intensos, como a raiva, tristeza e estresse. Isso acontece porque você aprende a dizer mais “nãos” para aquelas atividades que não te fazem bem.

Para alcançar isso, é crucial que você conheça quais são as prioridades na sua vida e respeite os seus sentimentos. Sem dúvida, dessa forma será possível se libertar de ações negativas e pesadas e aumentar o seu autoconhecimento emocional.

 

Crie novos hábitos

Para se libertar de coisas negativas e pesadas é necessário estar aberto para novos hábitos e para desconstruir velhos costumes. A maneira mais fácil de conquistar isso é por meio do treinamento do seu cérebro para adotar atitudes mais positivas e controlar as emoções com eficiência.

 

Agora que você conhece as dicas de autoconhecimento emocional, o que acha de colocá-las em prática para se libertar de coisas pesadas e negativas da sua vida? Como são técnicas simples, dificilmente você sentirá dificuldades em colocá-las na sua vida. A transformação apenas depende de você.

 

 

 

Recentemente fui motivado a elaborar um curso completo em 8 módulos + 5 bônus com especialistas em vídeo aula. Neste curso eu falo o passo a passo de como eu consegui vencer a ansiedade!

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO! 

 

 autoconhecimento emocional

 

Quero muito saber sua opinião, se este artigo te ajudou e se possível deixe uma palavrinha nos comentários!? :))

 
Jardel Beirão
Especialista em Vida.
 

Comentários

Artigos Recentes

Transtornos da Ansiedade - Cure-se!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Como Sair da Depressão - Sintomas + Cura

terça-feira, 11 de julho de 2017

Como Vencer a Ansiedade em 5 Passos

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Dor no peito?

terça-feira, 18 de julho de 2017

Estresse - Como Combater?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Medo 4 Fases Perigosas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estresse 101 maneiras de evitar.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Relações Tóxicas.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Síndrome do Pânico

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Equilíbrio Emocional

domingo, 6 de agosto de 2017