Câncer de Próstata! Como fica a relação sexual depois?

Jardel Beirão      sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Hoje, ele é o sexto mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, o que representa cerca de 10% do total de cânceres. Apenas esse ano, o INCA estima-se que 60.180 novos casos sejam diagnosticados.

Embora o câncer de próstata possa ser uma doença que ameaça a vida, a maioria dos homens diagnosticados não morrem por causa dessa doença. Segundo pesquisadores, as probabilidades de sobrevivência, por longos períodos de tempo depois da cirurgia de câncer de próstata, são muito altas.

Ansiedade e depressão

Mesmo com um alto índice de cura, o diagnóstico do câncer, em específico o de próstata, pode gerar ansiedade e depressão. O grau de ansiedade nesses pacientes, podem aumentar segundo a evolução da doença ou conforme a agressividade do tratamento oncológico. Já a depressão é comum nesta população, mas não é frequentemente diagnosticada, o que pode dificultar o tratamento.

Para maior eficácia no tratamento e recuperação é aconselhável a utilização de outras terapias complementares como o Coaching com PNL aplicada, associada a hipnoterapia.

Para Dr. André Gordilho, psiquiatra da Holiste, “caso seja identificada uma alteração do ponto de vista psíquico no paciente que necessite de intervenção profissional, as diferentes especialidades envolvidas no tratamento oncológico devem trabalhar em conjunto. O diagnóstico da depressão requer cuidado e atenção.

 

Psiquiatras que conhecem as peculiaridades do adoecimento e do tratamento oncológico, são os profissionais mais indicados para detectar e ajudar a tratar o problema”, comenta.

Outro ponto abordado pelo psiquiatra é a questão que envolve a sexualidade. 

 

“A preocupação com a sexualidade pode gerar sintomas depressivos e ansiosos. Não apenas a disfunção erétil é causa de consternação, mas também a capacidade de sentir prazer, de se satisfazer sexualmente”, avalia.

 

A importância da prevenção

Fazer os exames solicitados pelo médico no check-up de rotina é uma das formas de prevenção da doença. A Sociedade Americana de Urologia recomenda que o exame de sangue para a dosagem do antígeno prostático específico (PSA) seja realizado anualmente por homens a partir dos 45 anos. Além dele, também é importante o exame da próstata. Se você tem mais de 50 anos, procure um urologista e faça o exame. Conversar, refletir e agir é um ato de cuidado consigo mesmo.

Novembro Azul

Prevenir é sempre a melhor forma de se manter saudável. O Novembro Azul é uma campanha que visa conscientizar homens sobre a importância do exame de próstata. O movimento internacional é comemorado em todo o mundo, mas teve início na Austrália com o Movember, movimento cujo nome surgiu da junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro em inglês). Desde então, a iniciativa foi adotada por vários países, inclusive o Brasil.



Baixe agora o E-book Gratuito 

DEPRESSÃO O CAMINHO DA CURA!

CLIQUE NA IMAGEM PARA FAZER O DOWNLOAD!


 

 

Gostou do que preparamos para você? Então divida essa informação e compartilhe com seus amigos nas redes sociais. É rapidinho, não leva nem 10 segundos, basta clicar no botão f (facebook) que se encontra abaixo do título no cabeçalho, ou se preferir deixe seu comentário abaixo.

 

Abs,

Jardel Beirão

Blog Jardel Beirão

Comentários

Artigos Recentes

Transtornos da Ansiedade - Cure-se!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Como Sair da Depressão - Sintomas + Cura

terça-feira, 11 de julho de 2017

Como Vencer a Ansiedade em 5 Passos

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Dor no peito?

terça-feira, 18 de julho de 2017

Estresse - Como Combater?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Medo 4 Fases Perigosas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estresse 101 maneiras de evitar.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Relações Tóxicas.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Síndrome do Pânico

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Equilíbrio Emocional

domingo, 6 de agosto de 2017