8 Bobagens que Agravam muito o Estresse no Trabalho

Jardel Beirão      quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

5 BOBAGENS  QUE AGRAVAM MUITO O

ESTRESSE NO TRABALHO

jardel beirão  

 

Sofro de estresse no trabalho?

 

Antes precisamos fazer alguns comentários sobre “estresse”. Isso porque é comum que as pessoas confundam estresse com cansaço. Aliás, virou moda hoje em dia ouvir uma pessoa dizendo:

“Ah… eu estou muito estressado!”

 

Quando escuto isso de algum parente ou amigo, percebo que não se trata de estresse, mas de cansaço físico / mental. Como falei, as pessoas fazem confusão.

Qual é a diferença?

 

Bem, quando você está cansado… mesmo que esteja extremamente cansado, basta uma boa noite de sono ou um final de semana para repor as energias. Dependendo do nível do cansaço, às vezes um sono rápido durante a tarde já ajuda. Pode te dar energia e disposição.

O estresse já é um problema mais sério, pois se trata de um desgaste físico / mental que uma boa noite de sono não pode resolver. De fato, dependendo do nível do estresse você nem consegue dormir direito…

 

O estresse ocorre quando você ultrapassa os limites do corpo e da mente, e acumula situações que causam desgaste (principalmente emocional).

 

E a forma com que a maioria das pessoas administra a vida profissional é um dos grandes fatores que agravam o estresse… especialmente o estresse no trabalho.

 

E em se tratando em stress no trabalho a maioria das bobagens que cometemos são básicos, rudimentares… bem, são ridículos. Calma. Não se ofenda… as bobagens são ridículas.

Muitas vezes nós somos apenas vítimas de situações que destroem nossa produtividade e qualidade de vida.

Independente disso… vamos em frente! É hora de você levantar a cabeça e identificar estas bobagens e aí ficará mais fácil corrigi-los.

#1 Exageros perigosos

 

Ultrapassar os limites do corpo e da mente com frequência é um erro que pode gerar vários problemas para você no futuro. Sim… você pode desenvolver doenças, entrar em depressão, perder amigos, perder grandes oportunidades profissionais… e a lista de problemas poderia continuar por várias linhas.

Vou confessar: eu já cometi vários exageros, seja porque tinha muito trabalho para fazer ou porque eu estava tão focado no que estava fazendo que eu ficava por horas e horas trabalhando (sem descanso e sem me alimentar)!

 

E o mais perigoso disso tudo é…

 

… e que as consequência destes exageros não são sentidas agora, mas lá na frente (quando pode ser tarde de demais). O estresse no trabalho é algo que vai se acumulando com o tempo.

Exageros que eu já cometi e/ou vi pessoas ao me redor cometerem:

 

  • Não ter pequenos períodos de descanso durante o horário de trabalho. A cada 60 ou 90 minutos é recomendado que você faça breaks de 5 ou 10 minutos para relaxar.

  • Atravessar noites trabalhando em frente ao computador.

  • Não se alimentar corretamente… incluindo muito café, refrigerante, chocolate, chips etc. Você não imagina como alguns tipos de “lanches” são prejudiciais e perigosos para sua saúde física e mental.

  • Pegar muito trabalho para fazer. Ser muito centralizador. Trazer para si muitas responsabilidades (que muitas vezes não são suas).

  • Não saber dizer “não” para compromissos desnecessários.

  • Não saber priorizar tarefas e aí acaba tendo que fazer muitas coisas, às vezes desnecessariamente.  

 

E por aí vai… esta lista de exageros poderia tomar várias páginas, mas creio que você já entendeu o que quero dizer: se você quer evitar estresse no trabalho pare imediatamente de ultrapassar o seus limites. ( depois vou colocar o link do vídeo)

Como eu disse anteriormente, as consequências deste erro podem ser muito ruins no futuro. 

#2 Falta de planejamento

 

A falta de planejamento é um erro ridículo pelo seguinte motivo: a maioria das pessoas sabe que precisa fazer, mas não fazem.

E este erro é um dos grandes responsáveis para o estresse no trabalho.

Eu conheço várias pessoas que estão estressadas, praticamente esgotadas, porque não planejam sua rotina corretamente (quando fazem). Não conseguem elencar prioridades e acabam executando tudo o que aparece pela frente.

Para evitar estresse desnecessário siga as  dicas a seguir…

Antes de começar a trabalhar, logo pela manhã, planeje o seu dia. Não vai levar mais do que 10 minutos. Independente da sua profissão, planejamento é essencial.

 

Faça um brainstorm de todas as tarefas que você precisa executar.

 

Vá jogando tudo no papel. Depois comece a agrupar as tarefas por categorias. Junte as tarefas semelhantes.

Por exemplo, se você tem que responder emails, ir ao banco e fazer algum tipo de pesquisa no Google… você irá agrupar: (1) responder emails e (2) fazer pesquisa no Google. Você colocará estas 2 tarefas no mesmo grupo porque elas são semelhante (são feitas no computador). Só depois você irá ao banco (tarefa 3).

 

Depois do planejamento, brainstorm e categorização, você pode identificar as prioridades e começar a execução…

Uma dica: não deixe as tarefas se acumularem. Tome decisões drásticas: execute, delegue, arquive ou… jogue no lixo!

Fique tranquilo, em breve vou falar mais sobre como planejar e executar tarefas aqui no blog.

 

#3 Rotina inadequada

 

Devo reconhecer a você: minha rotina já foi um desastre no passado! Boa parte dos períodos de estresse que eu tive foi porque eu tinha uma rotina completamente inadequada. Extremamente prejudicial em vários aspectos.

 

Tudo pode começar com uma noite de sono mal dormida. Alimentação errada na noite anterior, TV ligada na hora de dormir, Facebook aberto no celular, horário desregulado… tudo isso me causava insônia e acordar no dia seguinte era uma tarefa tenebrosa.

Eu acordava cansado… escovava os dentes e já ia para o computador para responder emails (nada mais terrível!).

 

Não tomava café direito, não tinha um momento de relaxamento logo pela manhã… eu não sabia o que era exercício físico… não fazia breaks… não me planejava… enfim, era uma bola de neve que só aumentava meu estresse e me deixava ainda mais esgotado.

 

Acredite: Boa parte do estresse no trabalho não é causado pelo trabalho em si, mas pela rotina que a pessoa tem.

Bem, aí vão algumas dicas para você:

  • Vá dormir cedo (configure um alarme para ir dormir)

  • Acorde cedo (deixe a roupa e café preparados na noite anterior)

  • Evite checar emails ou abrir o Facebook logo cedo (acorde primeiro!)

  • Faça uma atividade de relaxamento antes de ir para o trabalho (pode ser um exercício físico… eu costumo orar e meditar)

  • Se possível tome um bom banho – sua disposição vai ser outra!

  • Faça um planejamento das tarefas (conforme vimos no item anterior)

  • Organize e limpe seu local de trabalho

  • Durante o dia, tente se alimentar de 3 em 3 horas

  • Faça breaks regulares

 

No curso Maravilha Maravilhosa, eu ensino você a estabelecer uma rotina poderosa, passo-a-passo. Você não tem noção de como a minha produtividade mudou depois que eu mudei radicalmente a minha rotina.

 

Mas vamos em frente…

#4 Fazer o que não gosta

 

O mundo inteiro já ouviu falar dos métodos de tortura chinesa: a masmorra d'água, a cama da morte, choques elétricos, a bancada do tigre e assim por diante. São formas terríveis de se torturar pessoas. Se ainda não ouviu falar pesquise sobre isso…

… ou melhor, não.

 

Não querendo exagerar, mas o fato é que há muitas pessoas sofrendo terrivelmente porque estão envolvidas em profissões que odeiam. Algumas delas sofrem pressão tão forte que… do estresse no trabalho começam a entrar em depressão e a ter vários outros problemas.

 

Para muitas pessoas o trabalho se tornou uma verdadeira tortura diária. Não porque estas pessoas não gostam de trabalhar… não! Mas porque nasceram para fazer outra coisa, completamente diferente!

No meio do empreendedorismo acho que não há frase mais batida do que essa:

“Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida”.

 

Eu sei disso… eu já passei por esta situação – que durou alguns anos. Imagine que você está loucamente apaixonado por uma pessoa, mas foi forçado a casar com outra.

 

É mais ou menos assim… você é apaixonado por certos assuntos, certos tipos de trabalho ou uma profissão específica (você tem vocação e talentos naturais para isso)… mas por algum motivo, você foi forçado a desempenhar um trabalho que você não gosta. Talvez por causa da necessidade financeira ou por pressão de familiares.

O fato é que dificilmente você se sentirá realizado/feliz no trabalho. E entrar em estado de estresse será muito mais fácil.

No casamento, você suporta muitas coisas porque ama. Você venceu (quase) todas as dificuldades possíveis. Mas quando não há amor… bem, tudo será muito difícil.

 

Se você está nesta situação comece a fazer um planejamento de vida para você se encontrar profissionalmente. Você precisa ser apaixonado pelo seu trabalho… ou pelo menos, gostar de fazer o que faz.

Se assim não for, acredite… tudo será mais complicado e estressante. Uma dica: acompanhe este blog, pois vou escrever mais sobre isso em breve!

#5 Falta de Foco

 

A falta de foco é um grande causador de estresse no trabalho. Basicamente, ter foco é ter um objetivo bem definido… dando prioridade máxima em fazer algo, não se desviando para outros caminhos.

 

 

Provavelmente você já sabe que pode iniciar um grande incêndio em uma floresta usando uma simples lupa. Basta concentrar a luz do sol em um pequeno ponto, o que produzirá o calor necessário para gerar fogo.

 

Quando você concentra 100% de sua atenção e energia em realizar algo, você provavelmente obterá sucesso, mesmo que a tarefa seja hercúlea. Por outro lado, a falta de foco fará você gastar muita energia sem sucesso.

Então, você precisa acabar com interrupções e distrações que impedem você de focar nos seus objetivos. A falta de foco pode ser causada por vários fatores: de um latido de cachorro até uma atividade (que você não precisava estar fazendo) que rouba seu tempo.

 

E por que isso causa estresse no trabalho? Porque a falta de foco dá aquela sensação que você não está fazendo progresso… que sempre tem muita coisa para fazer (o que não deixa de ser verdade, já que você não avança nos seus objetivos).

 

Então, cabe a você identificar e eliminar distrações que impedem você de focar nos seus objetivos!

 

Estresse no trabalho: Resumo

 

Se você está leu até aqui é porque o assunto foi interessante a você. Fico muito feliz em ajudar e espero que este artigo cause alguma mudança positiva em sua vida.

Preparei com carinho um resumo do artigo para você.

Vamos lá:

  • Estresse no trabalho não é o mesmo que estar cansado do trabalho.

  • O estresse ocorre quando você ultrapassa os limites do corpo e da mente, e acumula situações que causam desgaste (principalmente emocional).

  • Acabe imediatamente com qualquer tipo de exagero (comece pelos mais prejudiciais).

  • Ou você aprende a priorizar ou estará sempre fazendo tarefas desnecessárias.

  • Antes de começar a trabalhar, logo pela manhã, planeje o seu dia.

  • Não deixe as tarefas se acumularem. Tome decisões drásticas: execute, delegue, arquive ou… jogue no lixo!

  • Avalie sua rotina atual: analise com carinho para evitar problemas futuros. Boa parte do estresse no trabalho não é causado pelo trabalho em si, mas pela rotina que a pessoa tem.

  • Você precisa ser apaixonado pelo seu trabalho… ou pelo menos, gostar de fazer o que faz. Mas se não estiver nesta situação, não se desespere… apenas comece a fazer um planejamento de vida para, quem sabe, passar por uma mudança em breve.

  • Quando você concentra 100% de sua atenção e energia em realizar algo, você provavelmente obterá sucesso, mesmo que a tarefa seja hercúlea.

  • Acabe com interrupções e distrações que impedem você de focar nos seus objetivos.

E finalmente, se você quer realmente aprender a organizar radicalmente o seu tempo, entrar em “estado de foco”, eliminar maus hábitos, reduzir o estresse e se tornar 5x mais produtivo em  dias… Fique ligado que em breve receberá informações sobre o Treinamento Maravilha maravilhosa – Sua vida ao Máximo!

Ah… não esqueça de deixar um comentário aqui embaixo. Combinado?

 

Gostou do que preparamos para você? Então divida essa informação e compartilhe com seus amigos nas redes sociais. É rapidinho, não leva nem 10 segundos, basta clicar no botão f (facebook) que se encontra abaixo do título no cabeçalho, ou se preferir deixe seu comentário abaixo.

Abs,

Jardel Beirão

Blog Jardel Beirão

 

Comentários

Artigos Recentes

Transtornos da Ansiedade - Cure-se!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Como Sair da Depressão - Sintomas + Cura

terça-feira, 11 de julho de 2017

Como Vencer a Ansiedade em 5 Passos

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Dor no peito?

terça-feira, 18 de julho de 2017

Estresse - Como Combater?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Medo 4 Fases Perigosas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estresse 101 maneiras de evitar.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Relações Tóxicas.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Síndrome do Pânico

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Equilíbrio Emocional

domingo, 6 de agosto de 2017