Equilíbrio Emocional

Jardel Beirão      domingo, 6 de agosto de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

 

No artigo de hoje vamos falar sobre equilíbrio emocional.

 

Equilíbrio Emocional.


 

Toda pessoa que desenvolve essa capacidade de equilíbrio emocional adquire um controle maior de tudo o que permeia e acontece em sua vida.

Os estados emocionais também influenciam na saúde, nos relacionamentos e na produtividade e são o ingrediente chave para compreender os conflitos conjugais, as loucuras dos adolescentes, os vícios, as doenças psicossomáticas e o suicídio.

A ciência nos leva a aceitar que na dinâmica afetividade-racionalidade, as emoções prevalecem. Você sabia que por causa das emoções, 90% das pessoas sofrem de algum tipo de estresse que se deriva em sofrimento e diversidade de doenças: “tics”nervosos, falhas de memória, insônia, impotência, infecções, retardo do crescimento, cólon irritável, artrite, fobias e até câncer, podem se relacionar cientificamente com uma gestão desequilibrada das nossas emoções.

As emoções são a essência das nossas vidas, pelo qual temos que aprender a gerenciá-las para que trabalhem ao nosso favor.

Você consegue gerir suas emoções? Ou se vê escravo delas? Alguma vez você se perguntou: por que eu não consigo ser diferente? Por que eu continuo repetindo sempre os mesmos erros? A resposta a esse pergunta é que você não consegue porque em toda a sua vida nunca ninguém te ensinou a entender suas emoções.

Você aprendeu a ler, escrever, a trabalhar, mas nunca aprendeu o mais importante: lidar com as suas emoções, tenho treinado através do Coaching com PNL aplicada a pessoas a lidar com suas emoções e a vidas telas tem mudado radicalmente

 

Receba conteúdos exclusivos do Terapeura e Especialista em Vida Jardel Beirão no seu e-mail. Dicas + Vídeos + Lives Gratuitas com temas relevantes para sua vida!

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO! 

 

equilíbrio emocional

5 emoções básicas do ser humano:

 

Medo, raiva, tristeza, alegria e amor.

O Medo: Embora muitas pessoas entendem o medo como um defeito ou uma emoção negativa, ele é muito importante para ensinar o ser humano sobre a importância dos limites e da autopreservação.

O Medo é um mecanismo de sobrevivência do ser humano e também libera a criatividade para sair dos perigos que aparecem. A maioria das pessoas acredita que a gente tem que esconder o medo porque ele é sinal de fraqueza, e muito pelo contrário: quanto mais você assume e tem consciência do seu medo, mais você é capaz de agir do jeito certo quando aparece a situação de risco.

Sempre que você reprime o medo, ele se torna ainda mais poderoso contra você. E essa é uma das principais causas de doenças físicas e emocionais no mundo de hoje.

A Raiva: Quando acontece alguma ameaça à vida, a raiva se faz presente como uma defesa espontânea/natural, como se fosse uma força vital. O coração acelera, os dentes travam, o rosto fica vermelho e vem a vontade de gritar ou de pular no pescoço do outro.

Isso é a raiva em movimento no nosso corpo. Na raiva o sangue flui para as mãos e fica mais fácil golpear o inimigo, os batimentos cardíacos aceleram e a adrenalina gera impulso.

É por isso que desde criança a gente aprende que a raiva é algo negativo e que se demonstrarmos a nossa raiva ninguém vai gostar de nós. Aí a gente reprime a raiva e ela se torna ainda mais viva.

A questão é que quando as pessoas não sabem aproveitar essa emoção de forma positiva tem que engolir a raiva e é isso que gera os distúrbios emocionais e físicos como depressão, ansiedade, compulsão alimentar, insônia e até o câncer.

O que a raiva faz na verdade é disparar um mecanismo que te coloca em movimento para alterar uma situação de frustração ou de injustiça.

A Tristeza: Essa emoção normalmente está relacionada a perda de um ente querido, uma desilusão amorosa, traumas, descontentamento profissional e pessoal ou algum conflito interior mal resolvido.

A tristeza é o oposto da alegria que todo mundo tanto quer. Por isso muitas pessoas acabam camuflando a tristeza ou querendo que ela se afaste rápido. Só que o problema de negar a tristeza é nunca aprender a lidar com as decepções naturais da vida. Quando se passa por cima da tristeza fingindo que está tudo bem, ela cresce dentro de você, simplesmente porque a causa da tristeza não desapareceu. O que você precisa saber é que a função da tristeza é ajustar você com a sua perda

A Alegria: É o combustível para superação. Ela permite a preservação do seu bem-estar psicológico diante dos acontecimentos estressantes da vida. As pessoas que deixam a alegria fluir enxergam o mundo muito mais seguro, tomam decisões mais rápidas, tem sucesso profissional, são mais cooperativas e cuidam mais da sua saúde.

O Amor: A principal emoção que todos nós, seres humanos precisamos desde quando nascemos. Em uma pesquisa foi possível descobrir que no amor entre duas pessoas há uma diminuição da frequência cardíaca e na sensação da dor, apenas pelo ato de se abraçarem por mais de 40 segundos!

Quando você ama, o seu cérebro te dá a sensação de bem-estar e essa condição melhora a sua memória, reduz à praticamente zero o estresse, te da um equilíbrio emocional e a sua pressão e te enche de prazer.

Por isso, não é de se estranhar que os estudos mostram que quem ama vive mais, tem mais amigos, tem mais saúde emocional e evita doenças.

As emoções são maravilhosas se forem bem trabalhadas a seu favor.

Viva sua vida ao Máximo.

 

 

Receba conteúdos exclusivos do Terapeura e Especialista em Vida Jardel Beirão no seu e-mail. Dicas + Vídeos + Lives Gratuitas com temas relevantes para sua vida!

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO! 

 

equilíbrio emocional

Quero muito saber sua opinião, se este artigo te ajudou e se possível deixe uma palavrinha nos comentários!? :))
 
Jardel Beirão
Especialista em Vida

 

 

Comentários

Artigos Recentes

Transtornos da Ansiedade - Cure-se!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Como Sair da Depressão - Sintomas + Cura

terça-feira, 11 de julho de 2017

Como Vencer a Ansiedade em 5 Passos

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Dor no peito?

terça-feira, 18 de julho de 2017

Estresse - Como Combater?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Medo 4 Fases Perigosas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estresse 101 maneiras de evitar.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Relações Tóxicas.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Síndrome do Pânico

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Equilíbrio Emocional

domingo, 6 de agosto de 2017