Medo 4 Fases Perigosas

Plus Digital      sexta-feira, 28 de julho de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

 

 

O medo funciona como um círculo dando voltas em si mesmo.

 

As 4 Fases do Medo.

 

4 fases nas quais o medo se retroalimenta:

 

Imaginação desequilibrada

Perante determinada situação, o circuito do medo se ativa por meio de uma grande imaginação, uma imaginação desequilibrada e exagerada.

Tudo começa quando damos rédea à nossa mente.

Ao imaginarmos o pior, começamos a percorrer as 4 fases . Alguns chamaram isso de “síndrome do juízo final”. É quando diante de qualquer situação pensamos que vai acontecer o pior. Algo catastrófico vai acontecer!

 

O Medo propriamente dito

A imaginação desequilibrada ativa o medo e, nessa altura, já disparou e começou a crescer. Nessa altura, começará a ativar mais intensamente a percepção negativa da realidade e começará a distorcê-la.

Seu corpo também vai sentir, fazendo com que você fique estabanado, que sua voz fique esganiçada, que fique nervoso, que sua testa e suas mãos suem e o coração acelere.

E todos esses sintomas que você começa a sentir, todas essas respostas do corpo farão com que, efetivamente, aconteça o que, no começo, você pensou que aconteceria.

 

Paralisa ou Acelera

O medo faz com que você se mexa na direção oposta aquela que convém ir. Vou dar um exemplo: o leão e sua presa. Por que o leão ruge? O leão ruge para gerar duas reações na vítima: a paralisa para depois comê-la, ou pode obrigá-la a fugir na direção oposta, para onde estarão as leoas esperando para comê-la.

 

Ele sempre nos obriga a irmos para o lugar errado.

 

A lembrança traumática

A imaginação fértil nos paralisa ou nos acelera, e essa emoção fica gravada em nossa mente, formando o que chamamos de “lembrança traumática”. Quando você enfrentar uma situação similar, a primeira lembrança que terá será de freio ou de aceleração.

 

Receba conteúdos exclusivos do Terapeura e Especialista em Vida Jardel Beirão no seu e-mail. Dicas + Vídeos + Lives Gratuitas com temas relevantes para sua vida!

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO! 

 

medo

 

Sintomas que ocorrem e costumamos reagir por meio de algumas dessas atitudes:

 

  • Lembrar com detalhes

  • Apagar ou bloquear o momento traumático

  • Elaborar imagens repetitivas

  • Vivenciar sentimentos de hipervigilância

  • Prever um futuro escuro

Dicas para romper o círculo tóxico:

 

- Reconheça que tem medo.

Para vencer, o primeiro passo é aprender a reconhecê-lo, colocá-lo em palavras e falar sobre tudo aquilo que nos desperta temor. Só ao reconhecermos os nossos medos seremos capazes de superá-los.

- Confie em si mesmo

A autoconfiança nasce ao avaliar as suas capacidades e suas circunstâncias. Ao levar em conta suas fortalezas e a situação na qual você se move, seu sentimento de autoconfiança crescerá e isso afetará de maneira proporcional sua conduta e sua forma de enfrentar seus medos.

- Confronte

Devemos olhar nossos medos de frente e não cobri-los. Se você fugir, eles o acompanharão a vida. toda. Enfrente-os e, quando fizer isso, perceberá que esse gigante não era tão grande, nem tão poderoso como imaginava.

- Substitua por emoções verdadeiras

“quanto mais você pensar em uma coisa, mais isso fará parte de sua realidade”. Por isso, em vez de dizer “preciso deixar de pensar nesse medo”, substitua-o diretamente por outra emoção positiva.

- Afirme sua autoestima

Por trás de todo grande medo, há um grande temor. É o temor do abandono. Em todos os medos no fundo há sempre o temor de sermos abandonados. O amor é o bem mais querido que todas as pessoas buscam, e você é a primeira pessoa que pode e deve se amar. Por amor a si mesmo, livre-se dessa lembrança triste.

 

 

 

Receba conteúdos exclusivos do Terapeura e Especialista em Vida Jardel Beirão no seu e-mail. Dicas + Vídeos + Lives Gratuitas com temas relevantes para sua vida!

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO! 

 

 

Quero muito saber sua opinião, se este artigo te ajudou e se possível deixe uma palavrinha nos comentários!? :))
 
Jardel Beirão
Especialista em Vida

Comentários

Artigos Recentes

Transtornos da Ansiedade - Cure-se!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Como Sair da Depressão - Sintomas + Cura

terça-feira, 11 de julho de 2017

Como Vencer a Ansiedade em 5 Passos

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Dor no peito?

terça-feira, 18 de julho de 2017

Estresse - Como Combater?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Medo 4 Fases Perigosas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estresse 101 maneiras de evitar.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Relações Tóxicas.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Síndrome do Pânico

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Equilíbrio Emocional

domingo, 6 de agosto de 2017