Conheça os tipos de conflitos nas organizações
Jardel Beirão domingo, 10 de setembro de 2017
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O conflito é um choque de personalidade entre duas pessoas, é um processo de identificação em que uma das partes envolvidas percebe que seus esforços e interesses estão sendo confrontados.
O conflito é algo natural do ser humano e, uma vez que o ambiente organizacional é composto por pessoas com diversas opiniões e personalidades, é até esperado que existam conflitos dentro das organizações.
Mas você sabe qual o impacto que esses conflitos podem causar em uma organização?
Em uma organização a situação de conflito pode:
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Aprofundar as diferenças e polarizar os indivíduos e grupos, o que dificulta a comunicação, cooperação e interajuda;
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Suscita comportamentos irresponsáveis;
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Cria suspeitas e desconfianças;
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Gera desgaste emocional;
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Pode romper relacionamentos;
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Pode afetar a corporação de forma negativa;
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Pode levar os líderes a passarem para o estilo autoritário.
Quando bem administradas, as situações conflituosas podem apresentar uma oportunidade de crescimento, mudanças e melhorias.
Principais causadores de conflitos nas organizações
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Competição entre colaboradores;
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Recursos disponíveis, mas escassos;
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Mudanças externas acompanhadas por tensões, ansiedade e medo;
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Luta pelo poder;
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Necessidade de status;
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Desejo de êxito econômico;
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Exploração e manipulação;
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Tentativa de autonomia;
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Meio ambiente adverso;
Vale lembrar que os conflitos podem gerar resultados positivos ou negativos, dependendo somente da forma como ele foi tratado.
Tipos de conflitos
Conflito latente
Esse tipo de conflito não é declarado e não há uma clara consciência de sua existência por parte dos envolvidos. Em geral, esse tipo de conflito nem precisa ser trabalhado.
Conflito percebido
Apesar dos elementos envolvidos perceberem a existência do conflito, ainda não há manifestações abertas em relação ao problema.
Conflito sentido
Esse atinge ambas as partes, há emoções e forma consciente.
Conflito manifesto
Já atingiu ambas as partes, é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.
Como lidar com os conflitos
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Crie uma atmosfera afetiva;
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Esclareça as percepções;
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Focalize em necessidades individuais e compartilhadas;
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Construa um poder positivo e compartilhado;
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Olhe para o futuro e, em seguida, aprenda com o passado;
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Gere opções de ganhos mútuos;
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Desenvolva passos para a ação a ser efetivada;
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Estabeleça acordos de benefícios mútuos.
Para administrar bem uma situação de conflito, é fundamental que ambas as partes saibam se comunicar. Sem diálogo não há soluções possíveis para os problemas. Além disso, é fundamental saber ouvir na essência, pois essa é uma necessidade extrema e que sempre leva a uma resolução de sucesso.
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