Conheça os tipos de conflitos nas organizações

Jardel Beirão      domingo, 10 de setembro de 2017

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O conflito é um choque de personalidade entre duas pessoas, é um processo de identificação em que uma das partes envolvidas percebe que seus esforços e interesses estão sendo confrontados.

O conflito é algo natural do ser humano e, uma vez que o ambiente organizacional é composto por pessoas com diversas opiniões e personalidades, é até esperado que existam conflitos dentro das organizações.

Mas você sabe qual o impacto que esses conflitos podem causar em uma organização?

Em uma organização a situação de conflito pode:

  • Aprofundar as diferenças e polarizar os indivíduos e grupos, o que dificulta a comunicação, cooperação e interajuda;

  • Suscita comportamentos irresponsáveis;

  • Cria suspeitas e desconfianças;

  • Gera desgaste emocional;

  • Pode romper relacionamentos;

  • Pode afetar a corporação de forma negativa;

  • Pode levar os líderes a passarem para o estilo autoritário.

Quando bem administradas, as situações conflituosas podem apresentar uma oportunidade de crescimento, mudanças e melhorias.

Principais causadores de conflitos nas organizações

  • Competição entre colaboradores;

  • Recursos disponíveis, mas escassos;

  • Mudanças externas acompanhadas por tensões, ansiedade e medo;

  • Luta pelo poder;

  • Necessidade de status;

  • Desejo de êxito econômico;

  • Exploração e manipulação;

  • Tentativa de autonomia;

  • Meio ambiente adverso;

 

Vale lembrar que os conflitos podem gerar resultados positivos ou negativos, dependendo somente da forma como ele foi tratado.

Tipos de conflitos

Conflito latente

Esse tipo de conflito não é declarado e não há uma clara consciência de sua existência por parte dos envolvidos. Em geral, esse tipo de conflito nem precisa ser trabalhado.

Conflito percebido

Apesar dos elementos envolvidos perceberem a existência do conflito, ainda não há manifestações abertas em relação ao problema.

Conflito sentido

Esse atinge ambas as partes, há emoções e forma consciente.

Conflito manifesto

Já atingiu ambas as partes, é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.

Como lidar com os conflitos

  • Crie uma atmosfera afetiva;

  • Esclareça as percepções;

  • Focalize em necessidades individuais e compartilhadas;

  • Construa um poder positivo e compartilhado;

  • Olhe para o futuro e, em seguida, aprenda com o passado;

  • Gere opções de ganhos mútuos;

  • Desenvolva passos para a ação a ser efetivada;

  • Estabeleça acordos de benefícios mútuos.

 

Para administrar bem uma situação de conflito, é fundamental que ambas as partes saibam se comunicar. Sem diálogo não há soluções possíveis para os problemas. Além disso, é fundamental saber ouvir na essência, pois essa é uma necessidade extrema e que sempre leva a uma resolução de sucesso.

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