Depressão tem cura?

Jardel Martins Beirão      sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

 

A depressão é uma doença que está inserida na sociedade moderna assim como gripes e resfriados, mas somente nos últimos anos é que ela vem sendo tratada realmente como uma doença.

E essa atenção se justifica graças ao número de casos da doença que não para de crescer, assim como outros problemas que surgem em decorrência de um quadro depressivo.

Por isso, nesse artigo eu vou te mostrar o que é a depressão, como diagnosticá-la e o que fazer para se livrar dessa doença que afeta homens e mulheres de todas as faixas etárias e classes sociais.

 

O que é a depressão?

A depressão é caracterizada por um sentimento profundo de tristeza, solidão e abandono, que dependendo de sua intensidade pode durar horas, dias, meses ou até mesmo anos.

Além disso, o quadro depressivo também pode surgir como uma forma de reação aos obstáculos que você encontra ao longo de sua vida, sua baixa autoestima e problemas pontuais que você possa estar enfrentando enquanto lê esse artigo.

 

Como diagnosticar a depressão?

Quando uma pessoa está com depressão é comum verificar diversos sinais no seu comportamento que denunciam que algo está errado.

No entanto, é possível fazer um diagnóstico mais preciso observando alguns sinais específicos, como por exemplo:

- Falta de interesse e satisfação para realizar suas atividades do dia a dia;

- Distúrbios do sono;

- Pensamentos suicidas;

- Falta de foco;

- Sensação de fadiga diária;

- Ganho ou perda de peso não intencional;

- Dificuldades psicomotoras.

Apenas um desses sinais pode não significar que a pessoa esteja desenvolvendo um quadro depressivo, mas vários deles reunidos são um bom indicativo de que é necessário buscar ajuda.

 

O que fazer para curar a depressão?

Ao contrário do que se imagina, a depressão é uma doença totalmente curável, então não há motivos para se desesperar.

Veja essas dicas para se livrar da depressão e voltar a ter uma vida mais leve e feliz.

 

Medicamentos

Os medicamentos são recomendados com frequência pelos médicos para o tratamento da depressão, e começam a mostrar resultados após cerca de 2 meses do início do tratamento.

Dependendo da intensidade dos sintomas apresentados pelo paciente, o uso desses medicamentos pode ser abreviado ou prolongado, para que o tratamento seja adequado as necessidades do paciente.

Terapias alternativas

As terapias alternativas são ótimas para ajudar no avanço do tratamento para depressão, mas não devem ser a única solução.

Terapias como acupuntura, meditação e Reiki, por exemplo, devem ser usadas como complemento para o tratamento, sem substituir o tratamento clínico.

 

Psicoterapia

As sessões de psicoterapia devem ser conduzidas por um psicólogo ou psiquiatra, e são importantes na resolução de problemas emocionais que podem ser os causadores do quadro depressivo.

Essas sessões são recomendadas pelos médicos em paralelo ao tratamento clínico, e costuma ajudar muito os pacientes a organizar seus pensamentos e retomar as rédeas de suas emoções.

Como você viu, a depressão é uma doença que deve ser levada muito à sério, mas que pode ser curada se você procurar ajuda profissional.

Por isso, não hesite em falar sobre o que está acontecendo, seja com um profissional ou com pessoas mais próximas em quem você confie.

 

depressao tem cura

Comentários

Artigos Recentes

Transtornos da Ansiedade - Cure-se!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Como Sair da Depressão - Sintomas + Cura

terça-feira, 11 de julho de 2017

Como Vencer a Ansiedade em 5 Passos

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Dor no peito?

terça-feira, 18 de julho de 2017

Estresse - Como Combater?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Medo 4 Fases Perigosas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estresse 101 maneiras de evitar.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Relações Tóxicas.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Síndrome do Pânico

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Equilíbrio Emocional

domingo, 6 de agosto de 2017