Diferenças essenciais de Ansiedade e Depressão

Jardel Beirão      quarta-feira, 31 de julho de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

 

 

 

Ansiedade e depressão são duas doenças presentes na vida de muitas pessoas.

A depressão, apesar do que muita gente acredita, não é uma doença nova e também parte de predisposição genética. A ansiedade é uma doença muito relacionada com a vida corrida e competitiva que muitos vivem.

 

Neste post você entende um pouco melhor estes dois problemas sérios que afetam muitas pessoas, além de ver 5 diferenças essenciais de ansiedade e depressão. Continue lendo!

Diferenças essenciais de ansiedade e depressão: o que são elas?

 

Antes de compreender as diferenças essenciais entre ansiedade e depressão é preciso entender em que consistem as duas doenças. Acompanhe a seguir.

 

A depressão é uma doença que pode ser desencadeada por uma série de fatores: desde fatores genéticos até desequilíbrios hormonais. No entanto, muitas pessoas sofrem por causa dela e muitas vezes não conseguem descobrir o a que causa. 

 

Alguns sintomas da depressão são a energia baixa e a falta de vontade de realizar inclusive pequenas tarefas diárias; pensamento voltado para o passado, com sentimento de culpa por situações já vividas; tristeza extrema, acompanhada de crises de choro e angústia; sensação de desamparo e solidão; baixa autoestima; entre outros.

 

Apesar de os sintomas serem mais psicológicos, também podem se manifestar fisicamente, causando alterações químicas no cérebro.

A ansiedade, por outro lado, tem como sintomas a preocupação excessiva com o futuro, onde o indivíduo se preocupa em demasia com hipotéticas situações ruins que poderiam acontecer (e que, em geral, não se concretizam).

 

As pessoas ansiosas sofrem sempre por antecipação, acreditando que algo ruim está prestes a acontecer e tirá-las do controle, vivendo assim e constante insegurança e sensação de medo. Outro sintoma da ansiedade é o excesso de energia e a dificuldade de desligar seus pensamentos. 

Muitas pessoas sentem ansiedade em pequenas situações do dia a dia, como ao falar em público ou conhecer uma pessoa nova, por exemplo. No entanto, estes sintomas podem acabar evoluindo e tornando-se um grande problemas.

A ansiedade pode prejudicar a saúde mental e o funcionamento do corpo do indivíduo, nestes casos é preciso passar por um tratamento com psicólogo.

As 5 diferenças essenciais de depressão e ansiedade

 

Apesar de as doenças terem sintomas parecidos, existem algumas diferenças essenciais que precisam ser observadas:

1. Tanto a ansiedade como a depressão são doenças relacionadas com a dificuldade de viver no tempo presente. Assim, elas diferem quando a ansiedade é o “viver no futuro” e a depressão é o “viver no passado”.

 

2. Enquanto a depressão se caracteriza pela falta de energia, a ansiedade é caracterizada pelo excesso dela, onde os pensamentos custam a cessar, causando noites de insônia e outros problemas.

 

3. Uma das principais diferenças entre os dois problemas é a maneira de trata-los: os depressivos são mais propensos a precisar de remédios, visto que a doença não tem cura; os ansiosos, por outro lado, podem contar apenas com a ajuda da terapia, que estimula a mudança de comportamentos e a quebra de crenças limitantes. 

 

4. Apesar de as duas doenças serem limitantes, a depressão torna muito difícil a realização de qualquer atividade rotineira, visto que o indivíduo fica completamente sem forças. Assim, difere da ansiedade: os ansiosos conseguem realizar todas as tarefas diárias.

 

5. Os depressivos passam por períodos de tristeza constante, já os ansiosos, passam por períodos de medo excessivo.

Além de sofrer um ou outro problema, muitas pessoas sofrem das duas doenças juntas e, por isso, precisam de um diagnóstico mais preciso para que o tratamento funcione.

 

No post de hoje você viu 5 diferenças essenciais de ansiedade e depressão, que podem ajudar você a entender melhor o que são as duas doenças.

 

Se você tem manifestado alguns destes sintomas ou conhece alguém que se encaixe nas definições dadas aqui, procure a ajuda e mantenha-se próximo a estas pessoas.

 

Comentários

Artigos Recentes

Transtornos da Ansiedade - Cure-se!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Como Sair da Depressão - Sintomas + Cura

terça-feira, 11 de julho de 2017

Como Vencer a Ansiedade em 5 Passos

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Dor no peito?

terça-feira, 18 de julho de 2017

Estresse - Como Combater?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Medo 4 Fases Perigosas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estresse 101 maneiras de evitar.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Relações Tóxicas.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Síndrome do Pânico

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Equilíbrio Emocional

domingo, 6 de agosto de 2017