Efeitos da Mente Sobre o Corpo

Jardel Martins Beirão      terça-feira, 29 de outubro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

 

Há muito tempo pesquisadores observam os efeitos e os poderes da mente sobre o corpo humano. Acredita-se que o ser humano ainda tem muita a explorar e descobrir sobre a mente humana.

 

Porém uma coisa é certa, uma mente sadia contribui para que o corpo também esteja sadio, porém uma mente doente tornará doente também o corpo. Devido a esta relação é muito importante que se procure manter a sua mente em equilíbrio e sempre em busca de pensamentos positivos.

 

Existem diversos exemplos em nosso cotidiano onde a saúde da nossa mente afeta o corpo, veja:

 

Efeitos da Mente Sobre o Sistema Imunológico

 

Quando estamos submetidos a altos níveis de stress, por certo período de tempo. O nosso cérebro acaba tendo que trabalhar em uma espécie de sobrecarga.

 

Podemos perceber que quando isso acontece o nosso corpo começa a apresentar alguns sinais. Um deles diz respeito ao nosso sistema imunológico.

 

Quando estamos em um estado de estafa mental a capacidade de defesa do nosso organismo é afetada, desta forma o nosso corpo torna-se ficando suscetível a ameaças externas e acabamos ficando doentes.

 

Em algumas situações ficamos resfriados, em outros casos surge uma febre misteriosa que logo após o período de estresse desaparece. Esse são alguns sinais da nossa mente, pedindo para reduzirmos a velocidade e correria do nosso dia a dia.

 

Para uma melhor qualidade de vida, precisamos reservar momentos de paz e tranquilidade. Para que nossa mente e o nosso corpo possam ser revigorados e sintam-se melhores.

 

Podemos dar alguns exemplos, como um passeio no parque, um banho de mar ou sessões de relaxamento. Identifique você mesmo como oxigenar e dar um novo gás a sua mente. É preciso entender que o nosso corpo não pode ser tratado como uma máquina, caso contrário, sentiremos as consequências.


 

Efeitos da Mente Sobre o Sistema Cardiovascular

 

Quando a nossa mente vai mal, outra parte do nosso corpo que tende a ser afetada é nosso sistema cardiovascular.

 

Para que se tenha uma ideia, pessoas com problemas de depressão, possuem maior probabilidade de desenvolver problemas cardíacos como por exemplo o infarto.

 

O processo depressivo precisa ser encarado e tratado pois é capaz de causar grandes prejuízos a nossa mente e consequentemente ao nosso corpo.

 

Níveis elevados de estresse também contribuem para o aumento do ritmo cardíaco e podem causar alguns problemas que podem passar despercebidos, como por exemplo a dor no peito.


 

Efeitos da Mente Sobre o Sistema Nervoso

 

Esse é um dos primeiros efeitos de uma mente fatigada, percebido por nós mesmos e também por aqueles que vivem ao nosso redor.

 

Uma mente submetida ao estresse afeta diretamente o nosso sistema nervoso, nos tornamos pessoas impacientes e passamos a transformar pequenos acontecimentos em grandes problemas. 

 

Quando estamos neste estágio a nossa mente altera de tal forma o funcionamento do nosso sistema nervoso que nos tornamos pessoas altamente explosivas.

 

Este tipo de comportamento afeta a saúde do nosso corpo, contribui para problemas cardíacos e infelizmente ainda pode trazer problemas sociais e de relacionamento ao afetar as pessoas ao nosso redor.

 

Se você sente que tem andado nervoso, busque formas de relaxar e diminuir a sua carga mental. Tenho certeza que em pouco tempo de desaceleração você começará a perceber os efeitos da melhora da sua mente.


 

Neste texto abordamos apenas alguns exemplos de efeitos negativos de uma mente sobrecarregada sobre o corpo humano.

 

Quando a mente está doente o corpo padece. Não espere chegar a este ponto. Crie hábitos que possam ajudar a sua mente. Momentos de escape da vida agitada do mundo globalizado. Busque a sua paz de espírito. Aproveite a vida, ame as pessoas ao seu redor e dê valor aos pequenos detalhes!

 

Comentários

Artigos Recentes

Transtornos da Ansiedade - Cure-se!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Como Sair da Depressão - Sintomas + Cura

terça-feira, 11 de julho de 2017

Como Vencer a Ansiedade em 5 Passos

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Dor no peito?

terça-feira, 18 de julho de 2017

Estresse - Como Combater?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Medo 4 Fases Perigosas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estresse 101 maneiras de evitar.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Relações Tóxicas.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Síndrome do Pânico

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Equilíbrio Emocional

domingo, 6 de agosto de 2017