Os Efeitos da Terapia

Jardel Martins Beirão      sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

 

 

Em um mundo tão acelerado como o nosso, é normal que o número de pessoas buscando ajuda com psicólogos e terapeutas esteja aumentando. Os altos níveis de estresse são os maiores vilões da história. Mas, quais são os efeitos da terapia?

 

Os conhecimentos desenvolvidos pela humanidade durante milênios são a prova de que expressar em alta voz os pensamentos que nos oprimem e aprisionam, causam efeitos extremamente benéficos ao organismo.

 

Quando falamos sobre aquilo que tem afetado o nosso psicológico é como se estivéssemos colocando para fora uma verdadeira lata de lixo, trata-se de uma verdadeira faxina cerebral.

 

 

A Descoberta das Técnicas Terapêuticas

 

As técnicas terapêuticas que conhecemos hoje tiveram início vários anos atrás através de estudos desenvolvidos pelo médico e psiquiatra Sigmund Freud.

 

Sigmund Freud iniciou seus estudos, utilizando técnicas de hipnose para tratamento de pacientes que sofriam de histeria. Observando a melhora de pacientes através deste método Freud concluiu que tratava-se de uma doença psicológica e não do corpo em si.

 

As teorias de Freud sempre geraram muita controvérsia e desconfiança. Freud acreditava que era possível curar doenças da mente e da alma através de sessões de psicanálise. Com toda a certeza Freud foi o maior precursor dos métodos terapêuticos e de psicanálise conhecidos atualmente pela humanidade.

 

A partir de Freud surgiram diferentes correntes e ideias a respeito da terapia. Afinal, como saber se ela realmente funciona?

 

Estudos realizados através da neuroimagem funcional, método que fotografa o fluxo sanguíneo no cérebro, comprovaram que a terapia com base na fala é capaz de causar efeitos positivos e permanentes em nosso cérebro.

 

Empiricamente é possível comprovar que a fala realmente contribui de forma significativa para melhora de nossa condição mental. Basta que possamos recordar de momentos difíceis de nossas vidas, onde apenas pelo simples fato de desabafar somos capazes de nos sentir melhor.

 

list vip jardel beirao

Estudos Comprovam os Benefícios da Terapia

 

Um estudo realizado na área pela Universidade de Amsterdã, analisou 20 pessoas com transtorno do estresse pós-traumático, distúrbio que atinge geralmente pessoas que passarão por situações difíceis como acidentes e sequestros e que acabam cometidas por algum trauma.

 

Essas pessoas foram submetidas a uma sessão semanal de psicoterapia durante um período de 4 meses. 

Neste mesmo período, outras 15 pessoas com o mesmo diagnóstico ficaram sem qualquer tratamento. No final ficou comprovado que o cérebro de quem fez terapia mudou. Houve um aumento de atividade em regiões do córtex pré-frontal. Esta área do nosso cérebro está relacionada a cálculos, pensamentos práticos e ações que tomamos de forma consciente. 

 

De forma prática, o tratamento proporcionou alívio aos sintomas relacionados ao trauma como, recordações aflitivas e pesadelos que deixaram de se manifestar de forma frequente.

 

“O que é bastante recente é o reconhecimento da comunidade científica sobre a intensidade e a permanência das mudanças alcançadas pela psicoterapia. Não se imaginava que o funcionamento do cérebro pudesse ser alterado tão dramaticamente pelo tratamento, e com benefícios tão duradouros”, diz o psicólogo e neurocientista Marco Montarroyos Callegaro.

 

“Os sistemas de memória e aprendizagem constituem a base de todas as psicoterapias. Como o cérebro é uma estrutura plástica, que se modifica de acordo com nossas experiências, o tratamento consegue atuar em determinados circuitos”, diz Jesus Landeira-Fernandez, diretor do Laboratório de Neuropsicologia Clínica e Experimental da PUC-RJ.

 

Como podemos perceber as experiências e estudos tem comprovado cada vez mais que as sessões de terapia contribuem de forma significativa para melhora de nossa saúde mental e qualidade de vida.

 

A mente comanda o nosso corpo, por isso uma mente sadia é extremamente importante para a manutenção de um corpo saudável e garantia de longevidade na vida. Se você sente que precisa de ajuda para superar conflitos ou traumas que afetam a sua mente e como consequência a sua qualidade de vida. Não deixe de buscar a ajuda de um especialista.

 
Você também pode gostar de: Como Sair da Depressão

 

Comentários

Artigos Recentes

Transtornos da Ansiedade - Cure-se!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Como Sair da Depressão - Sintomas + Cura

terça-feira, 11 de julho de 2017

Como Vencer a Ansiedade em 5 Passos

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Dor no peito?

terça-feira, 18 de julho de 2017

Estresse - Como Combater?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Medo 4 Fases Perigosas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estresse 101 maneiras de evitar.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Relações Tóxicas.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Síndrome do Pânico

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Equilíbrio Emocional

domingo, 6 de agosto de 2017